South Korean Public Diplomacy: a brief assessment from the Brazilian perspective

South Korean Public Diplomacy: a brief assessment from the Brazilian perspective
Tipo Data e Reports

O relatório "South Korean Public Diplomacy: a brief assessment from the Brazilian perspective" é resultado do terceiro projeto em parceria com a Korea Foundation.

Nas palavras do autor, "o relatório será dividido em quatro seções. A primeira sessão, "Abordagem Conceitual", visa fornecer uma visão mais clara sobre os principais conceitos usados ​​aqui. Diplomacia Pública, Nation Branding e Soft Power, como veremos mais adiante, estão entre alguns dos conceitos mais populares em Relações Internacionais nas últimas duas décadas. Mas o que eles realmente significam? Quais foram as implicações do uso do soft power como uma estratégia-chave na política externa de alguém? Como ele difere e/ou relata da diplomacia pública e outros conceitos como nation branding?

A segunda sessão se concentrará nas políticas da Coreia do Sul da perspectiva de sua diplomacia pública, portanto também de suas iniciativas de soft power. Como veremos, as políticas/indústria culturais terão um papel fundamental aqui. Para esclarecer essa relação, apresentaremos a cronologia das iniciativas, políticas e desenvolvimento organizacional de cada governo, começando após a Guerra da Coreia até o último governo. Nesta sessão, pretendemos dar uma visão mais coesa do processo que sua diplomacia pública falou ao longo do tempo, permitindo-nos assim entender seu processo evolutivo.

A terceira e última sessão será dedicada a uma visão geral da diplomacia pública da Coreia do Sul e suas iniciativas de soft power em relação ao Brasil e, em menor grau, a alguns países latino-americanos. Aqui apresentaremos dados e informações oficiais que nos ajudarão a produzir um instantâneo das tendências recentes dos esforços de soft power da Coreia direcionados à região.

Por último, mas não menos importante, é importante mencionar que uma das questões mais sensíveis na diplomacia pública e na política externa da Coreia do Sul é seu relacionamento com a Coreia do Norte. Essa relação enfrentou diversas abordagens e capítulos, no entanto, sempre permaneceu como prioridade para ambos os jogadores. Não obstante, como o objetivo deste relatório é mais estreitamente focado nas políticas e iniciativas da Coreia do Sul em relação ao Brasil e à região da LAC, ele não abordará o componente norte-coreano da política pública do Sul. O relacionamento entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul merece um relatório próprio, e incluir este tópico neste volume pode arriscar que este relatório perca de vista suas prioridades." (Tradução livre)

 

Clique aqui para saber mais sobre o projeto.