
“Este livro conciso aborda o novo domínio geopolítico que resultará da pandemia do corona vírus, explorando como os principais atores internacionais se posicionarão nas realidades pós-Covid-19.
Ao contrário de alguns analistas, o autor argumenta que, em vez de uma aceleração das tendências existentes ou latentes, o mundo pós-corona vírus apresentará características e desafios novos e de outra forma inesperados. Mesmo a tensão anteriormente existente entre os EUA e a China transformar-se-á num puzzle adicionalmente complexo e multidimensional, tornando-o muito mais difícil de gerir. Neste livro, o autor fornece algumas ferramentas básicas para uma análise mais aprofundada da evolução da nova situação mundial, de forma inovadora. Dois eixos principais orientam a forma como as análises serão realizadas: a forma e a evolução da relação EUA-China (e as suas interações com outros atores internacionais) e o grau de cooperação - por exemplo, em matéria de alterações climáticas e disposições de segurança - no mundo transformado. O autor sugere que a pandemia será responsável por novas emergências e fraturas e, no entanto, o nosso mundo cada vez mais dividido apoiará, ao mesmo tempo, forças e ligações unificadoras, altamente dependentes da partilha e/ou proteção dos desenvolvimentos tecnológicos.
O objetivo principal deste livro é traçar um quadro amplo que servirá como quadro de referência para analisar como a comunidade de atores internacionais reagirá aos principais desafios — sejam eles esperados ou imprevistos — no mundo pós-pandemia. Será de imenso interesse para analistas, acadêmicos, políticos e estudantes de relações internacionais, geopolítica, estratégia e assuntos mundiais.”
(Tradução livre da descrição original. Livro disponível apenas em inglês.)