Workshop discute contribuições tecnológicas inovadoras para o financiamento climático

Workshop discute contribuições tecnológicas inovadoras para o financiamento climático

No dia 20 de março, a O Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII) da FGV realizou um workshop no Rio de Janeiro, que marcou a primeira etapa do projeto ‘Contribuições da Tecnologia Blockchain para Iniciativas de Transparência no Financiamento Climático’, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS RIO) e o Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina da Fundação Konrad Adenauer (KAS/EKLA)

O evento contou com a presença de Christian Hübner, Diretor do KAS/EKLA, Karina Marzanno, Coordenadora do Programa, além de especialistas brasileiros e estrangeiros, que discutiram assuntos relacionados ao financiamento climático e à tecnologia blockchain. O debate principal do workshop teve como objetivo identificar que tipo de contribuições a tecnologia blockchain pode trazer para iniciativas públicas e privadas de financiamento climático. O principal objectivo era procurar formas de tornar estes processos mais transparentes, erradicar práticas ilegais e corrupção e racionalizar os fluxos de financiamento.

Durante o evento também foram apresentados alguns exemplos de iniciativas já em desenvolvimento que aliam a tecnologia Blockchain à sustentabilidade. Entre eles, os destaques foram a apresentação do BNDES, do Instituto Bolsa de Valores Ambiental (IBVRio) e da startup Mitra.

O projeto resultará, em última análise, na elaboração de um Relatório final a ser divulgado no segundo semestre do ano. Acesse o site para mais informações sobre o projeto.