Especialistas discutem soluções para a transição energética nos países ibero-americanos

Especialistas discutem soluções para a transição energética nos países ibero-americanos

No dia 18 de junho, o Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII) da FGV  participou do evento “Perspectivas iberoamericanas sobre transición energética y cambio climático”, realizado pelo Real Instituto Elcano, em Madri (Espanha). O encontro teve como objetivo construir uma visão cooperativa no combate às mudanças climáticas, considerando a expansão das fontes de energia renováveis ​​para mudar uma situação global em que aproximadamente 80% da matriz energética mundial ainda é baseada em combustíveis fósseis, e aproximadamente 65% da geração de eletricidade ainda depende desse tipo de combustível.

Ruderico Ferraz Pimentel representou o NPII no painel “Iberoamerica en Transición” , que discutiu o uso eficiente dos recursos renováveis, exigindo cada vez mais ações que ultrapassem as fronteiras nacionais.

“A fundação cultural Ibero-americana facilita e incentiva estes países a estabelecerem vínculos e a procurarem caminhos comuns. A América do Sul tem uma situação relativamente confortável no setor elétrico, com uma forte participação hidrelétrica, mas cujo desenvolvimento futuro parece limitado à luz de seus outros impactos ambientais, e onde a energia eólica e solar precisa se expandir”, afirmou.

Estes temas foram amplamente discutidos no Seminário, que retratou claramente a importância da promoção da eficiência energética, da integração dos sistemas eléctricos e da cooperação Ibero-americana no desenvolvimento tecnológico e industrial necessário para apoiar a expansão das energias renováveis, a redução do efeito de estufa e as suas implicações institucionais, e inter-relacionamento entre os países.