
Atlantic Future
Atlantic Future: Towards an Atlantic area? Mapping trends, perspectives and inter-regional dynamics between Europe, Africa and the Americas
O projeto, que teve o FGV NPII como membro ativo, foi coordenado pelo Centre for International Information and Documentation in Barcelona (CIDOB) e teve como objetivo analisar as tendências fundamentais na Bacia do Atlântico, assim como como as mudanças transformaram o espaço nas últimas décadas. A iniciativa recebeu financiamento da União Europeia sob o 7th Framework Programme.
O Atlantic Future contou com a parceria de 12 outras instituições, nominalmente: Centre for International Information and Documentation in Barcelona (CIDOB), como coordenador, a Universidade de Aberystwyth (AU) o Centro de Investigacion Y Docenia Economicas AC (CIDE), o Ecologic Institut gemeinenützige GmbH (ECOLOGIC), a Fundacion para las Relaciones Inter Nacionales y El Dialogo Exterior (FRIDE), o HEM, o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa, o Istituto Affari Internazionali (IAI), o Transatlantic Foundation (TF), a Universidade de Bath, a Universidade de Pretoria (UP), e a Universidade Johns Hopkins (JHU).
Durante três anos, foi desenvolvida uma pesquisa que perpassou o contexto da região atlântica - em especial as Américas e a África - com tópicos como economia e finanças, segurança, instituições, recursos e meio ambiente, detalhando perspectivas com possíveis cenários, além de estudar o peso que o tema traz à política externa da União Europeia.
Juntamente com uma série de workshops e seminários, o FGV NPII produziu um paper intitulado "Sustainable Policy Perceptions in the Atlantic Basin: Green Policy Index” de autoria de Marina Drummond, do NPII, no qual se tenta esclarecer o grau de aceitação de políticas de sustentabilidade e do meio ambiente, e a possibilidade de sua implementação na bacia do Atlântico.
Veja mais sobre o projeto na página do CIDOB, no YouTube.
Todas as publicações estão disponíveis aqui.