Blockchain Contributions for the Climate Finance
Fruto da parceria entre o Núcleo de Inteligência e Prospecção Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV NPII) e a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o projeto teve como principal objetivo estudar uma possível relação entre as medidas de combate às mudanças do clima com a tecnologia Blockchain. O professor Leonardo Paz Neves, analista do NPII, e Gabriel Aleixo Prata, desenvolveram um relatório detalhando como a utilização da nova tecnologia seria capaz de tornar o financiamento climático mais seguro, transparente e eficiente, além de descentralizar o processo e manter uma maior quantidade de dados confiáveis para a averiguação do progresso e responsabilização.
O relatório mostrou a atual necessidade de implementar a ferramenta, suas dificuldades e potenciais riscos. Além disso, foram recomendadas adaptações e mudanças em áreas críticas, para que as ideias argumentadas se tornem uma política concreta e efetiva, nominalmente: “a importância de preencher a lacuna institucional de países e da sociedade civil; como aumentar a importância da sociedade civil; cultivar novas soluções; e fortalecer o debate político”, tudo isso com o objetivo de que sejam criadas regulações capazes de fomentar tal inovação.
Além do relatório, foi feito um workshop no dia 20 de março de 2018, apresentando a ideia, defendendo-a, e a refinando posteriormente. O workshop contou com o apoio da KAS e do Instituto Brasileiro de Tecnologia & Sociedade (ITS). O evento foi organizado por Christian Hübner e Karina Marzano da KAS EKLA, Gabriel Aleixo do ITS, e os professores Leonardo Paz Neves e Renato Flôres, do NPII.