Emerging Technologies Applied to the Renewable Energy Sector
O projeto visa identificar uma série de iniciativas no setor de energia renovável que utiliza tecnologias emergentes para aumentar sua eficiência e escalabilidade. Essas iniciativas devem ter um tamanho relativamente pequeno, a fim de permitir que sejam replicadas ou adaptadas em outros contextos, especialmente pequenas localidades/cidades. Para isso, o projeto atuará em três etapas.
A primeira etapa será o desenvolvimento de uma metodologia que nos permita medir o nível de “replicabilidade” que uma determinada iniciativa teria. Com isso, queremos dizer o quão adaptável a outros contextos é uma determinada iniciativa. Aqui devemos incluir variáveis como a quantidade de recursos necessários, disponibilidade/necessidade de tecnologia, nível de infraestrutura, necessidade de mão de obra especializada, questões regulatórias e obstáculos à escalada dos pilotos, etc.
Na segunda etapa, exploraremos essas iniciativas. Aqui realizaremos uma ampla pesquisa para identificar e mapear o maior número possível de iniciativas que utilizam tecnologias emergentes no setor de energia renovável. A este nível, iremos concentrar-nos num pequeno número de países, nomeadamente: Argentina, Brasil, Chile e México. Esperamos identificar um conjunto diversificado de soluções que possam ser replicadas/adaptadas. Um possível benefício secundário deste esforço é a capacidade de desenvolver uma visão abrangente do panorama da inovação aplicada ao sector das energias renováveis na região.
A terceira etapa consiste no desenvolvimento do relatório do projeto. O principal objetivo do relatório é apresentar de forma detalhada as iniciativas selecionadas. Deve permitir que outros intervenientes, especialmente no sector público, de outras localidades avaliem se são ou não capazes de replicar ou adaptar tais iniciativas nas suas próprias cidades. O projeto parte do pressuposto de que este relatório poderá disponibilizar algumas das boas práticas mais avançadas a alguns municípios mais pequenos e/ou isolados que geralmente não têm acesso a inovações de vanguarda.
Esse projeto é fruto de uma parceria entre o FGV NPII e o Programa Regional Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS).