O Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV NPII) é um pequeno think tank diretamente ligado à Presidência da Fundação Getulio Vargas. O FGV NPII acompanha o cenário internacional com o objetivo de identificar temas, tendências e parceiros relevantes para o Brasil.
Também buscamos contribuir para explicar ou analisar questões e características brasileiras para o público estrangeiro, bem como ajudar empresas e instituições locais a endossar práticas e padrões para aumentar sua competitividade internacional. A troca de boas práticas, nos dois sentidos, é um objetivo subsidiário do Núcleo.
O que fazemos
O Núcleo produz conhecimento sobre questões internacionais fundamentais, procurando ser vocal em todas aquelas consideradas vitais para os interesses brasileiros. Comparações, mais informações em regiões menos conhecidas e esforços de intermediação (intelectuais) entre grupos selecionados de parceiros, como os BRICS, também se enquadram nos nossos objetivos.
Como fazemos
O Núcleo conta com uma pequena equipe principal e um grupo selecionado de consultores especiais, formado por altos executivos, ex-ministros de estado, embaixadores e diretores de grandes empresas de serviços públicos. Também mobiliza diversos recursos da FGV, bem como externos, na condução de seus diversos projetos.
Ao contrário de um departamento universitário, ou de muitos grupos de reflexão, nós, em princípio, apenas embarcamos em projetos que possam oferecer a possibilidade de novos desenvolvimentos e interligações. A maioria compartilha uma 'sobreposição conceitual e de propósitos', pois trabalhamos com uma visão estratégica de longo prazo, que contempla não apenas a evolução de questões e temas internacionais, mas também o posicionamento ideal da Fundação.
Regiões e Áreas de Interesse Especial
O FGV NPII desenvolve continuamente conhecimento sobre a Ásia, América do Sul e União Europeia.
Os BRICS recebem atenção especial e a Unidade segue uma longa tradição em política e análise de dados.
Técnicas analíticas e econométricas de dados são frequentemente usadas para motivar, aprimorar e dar suporte a argumentos e descobertas.
Parcerias
O FGV NPII mantém diversas parcerias com outros think tanks e instituições ao redor do mundo. Elas podem ser resultado de participação conjunta em projetos internacionais ou testemunhar um relacionamento de longa data com um portfólio diversificado de atividades.
Entre vários parceiros do projeto, o Policy Center for the New South (PCNS), no Marrocos, o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-UNL), em Portugal, Institute for European Studies/ULB (ULB-IEE), em Bruxelas, o Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), no México, a Universidade de Pretória, na África do Sul, a Johns Hopkins University Center for Transatlantic Relations, nos Estados Unidos, e o Institut Barcelona Estudis Internacionals, na Espanha.
Nos BRICS, existem laços estreitos de cooperação e suporte com o South African Institute of International Affairs (SAIIA), na África do Sul, a Observer Research Foundation (ORF), na Índia, e a Higher School of Economics, na Rússia.
Na Ásia, a The Korea Foundation, na República da Coreia, e instituições indonésias merecem ser mencionadas.
O Centro de Assuntos Internacionais de Barcelona (CIDOB), Espanha, é uma associação antiga que merece uma menção especial.
Endereço
Nearest airport: Santos Dumont Airport (SDU).
Nearest international airport: Galeão Airport (GIG).
Nearest metro stations: Cinelândia Station and Carioca Station.
Nearest VLT (rail train) stations: Carioca Station and Cinelândia Station.
To access by car, go to Av. Treze de Maio, 23. Entrance via the Darke Building.
There is no on-site parking.